segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Passada Larga

A caminho da praia...
...foi assim que vivi toda a minha vida...
...mesmo quando estava à beira-mar, continuava a caminho da praia...a caminho da "minha" praia...de mim...de quem queria ser...do que queria fazer...daquela forma de sentir...de uma determinada forma de estar...e isso talhou-me a personalidade, curiosamente, não de forma lenta, como as ondas moldam as rochas, mas de forma afincada e profunda, como o indígena escava à canoa com que se faz ao largo, em busca do peixe que o alimenta...

Em tempos, várias vezes dei por mim a necessitar da praia...para refúgio, consolo e compreensão sem questões, mas também para alegria, emoção, partilha ou, simplesmente, "porque sim!"...
...fui a pé...
...fui de bicicleta, a conduzir...
...fui de bicicleta, à pendura...
...fui de mota...
...fui de carro...
...fui de autocarro...
...e se o homem não tivesse lá perto, juro que naquele dia, teria ido de barco...

...fui na Primavera e no Verão...
...mas nunca deixei de lá ir só porque era Outono ou Inverno...até porque o Mar fica verde...e é quando é mais hipnótico olhá-lo...

...deitei-me na areia como uma sardanisca ao sol...
...sentei-me nas rochas como "poeta mal amado", olhando a praia, as luzes e os cães que correm na areia...
...deambulei pela praia à chuva...
...já fiz de tudo um pouco...

...mas, como a própria praia vos dirá, sou um de muitos...

Hoje, resolvi ir a pé para a praia outra vez...calcorreando os cerca de 3 km que me separam de enfiar os pés na areia e o cu na água (tb molho o resto do corpo, mas não dá uma expressão tão "coisa" - parafraseando as gerações "adicionáricas")...e foi quando me apercebi que, de vários modos, a praia é o meu destino...quer seja uma praia física com água, areia e gelados, quer seja uma praia metafísica ou um objectivo de vida...(...)....e neste pensamento me perdi eu, a caminho da praia...



NOTA: este autor deixou de usar o Acordo Ortográfico
 por este ser uma banhada tão grande, que todos os 
países de língua portuguesa o rejeitaram.

4 comentários: